Sintra

Sintra
Sintra - Portugal vale a pena!

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

"Como Água para Chocolate" por Sandra Marques

Continuando a partilhar a minha leitura de férias convosco remeto-vos para o livro "Como água para chocolate" de Laura Esquivel. Esta autora mexicana retrata uma história de amor entre Pedro e Tita que se vêm impedidas de casar devido a uma tradição de família, em que sendo ela a filha mais nova, nunca poderia casar e teria de tomar conta de sua mãe até à sua morte. Tita assiste assim ao casamento de Pedro com a sua irmã, Rosaura, sendo, inclusive, forçada a partilhar o lar com eles. Tita apenas partilha esta história de amor com a sua criada índia ( Nacha) que lhe vai soprando aos ouvidos receitas e conselhos na vida e na morte.

Esta narrativa roda em torno da cozinha e de um certo número de elementos culinários. Tita vai construindo a sua relação com Pedro através de receitas típicas e por vezes invulgares. As receitas são apresentando uma para cada mês e transmitem os sentimentos de Tita por Pedro. Ao longo desta obra vamos também conhecendo histórias paralelas como:os amores ilegítimos da autoritária e cruel mãe de Tita (Mamã Elena) e a fuga da irmã Gertrudis com um soldado e alguma peripécias de uma guerra civil.

Nesta obra, Laura Esquivel transmite um grande erotismo na descrição deste relacionamento proibido entre Tita e Pedro, conhecemos as tradições do México pela gastronomia, há uma referência à cultura índia ancestral, mas acima de tudo esta obra é um elogio ao amor.

1 comentário:

  1. Olá!!! É um prazer fazer parte desta "comunidade".Em relação a este livro já o li e adorei! aliás já li outros dela e tambem adorei.bjinhos

    ResponderEliminar