Sintra

Sintra
Sintra - Portugal vale a pena!

terça-feira, 31 de agosto de 2010

A Educação na Finlândia, por Paul Robert

As Edições Afrontamento publicaram um precioso livrinho, contudo de enorme importância. É que na Finlândia (1º lugar do PISA em 2003) as diferenças entre a produtividade de rapazes e raparigas é menor do que em outros países onde foi feita a avaliação do respectivo sistema de ensino. E onde as desigualdades sociais têm menor repercussão na produtividade académica. E onde o ensino da Matemática é um sucesso reconhecido universalmente. E (uff!)onde os alunos registam um elevado grau de auto-confiança.
É certo que na Finlândia é bom estar e espaços interiores, como a escola, porque o frio aperta e não existem praias tropicais.
Pistas para o sucesso: na Finlândia existe um ensino personalizado, ambientes acolhedores (e considerem o caso de muitas das nossas escolas, neste domínio), professores amistosos (bem pagos, com ligação permanente à universidade), alunos disciplinados, motivação,professores-assistentes que auxiliam os alunos, "baterias" de testes, professores de apoio que tomam conta de pequenos grupos de alunos que necessitam de especial atenção, professores-tutores, aulas com as paredes cobertas de livros, meios audiovisuais em todas as salas, etc.
A Finlândia é a "Ilha dos Amores" em termos de educação...

Sem comentários:

Enviar um comentário