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quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Portfolios - II

2- Finalidade do portfolio

Através da introdução de um índice compreende-se a sua finalidade, devendo este ter uma linha condutora (considere-se por exemplo uma frase orientadora ou condutora do trabalho a produzir, com seja o aforismo “Post tantosque labores” in Virgílio: 2003, 14, que sendo um lamento de Virgílio acerca dos tormentosos trabalhos de Eneias, pode pré-significar, assim, destacar o imenso trabalho produzido ao longo de um ano lectivo). Assim, o portfolio pode conter uma grande variedade de itens, como por exemplo: rascunhos de textos, fichas de avaliação, composições, colagens, recensões, fichas de leitura, gráficos, folhas de cálculo, páginas da web, etc. (Sá-Chaves et alii, 2005: 54).
2.1 -Os portfolios podem ser de diversa tipologia: de escrita, de aprendizagem e de auto-reflexão;
2.2 - O portfolio de escrita, tem como objectivo primordial a prática da mesma, podendo conter composições, exercícios de escrita produzidos em aula, ensaios sobre processo de escrita, etc
2.3 - O portfolio de aprendizagem centraliza-se não só na escrita, mas também sobre a própria aprendizagem, podendo conter reflexões pessoais e documentos relacionados com a matéria a estudar;
2.4 - O portfolio de auto-reflexão centraliza-se em processos de reflexão sobre o desenvolvimento pessoal do aluno, bem como a estruturação da sua identidade (idem, 54).



2.5 – A selecção dos elementos a incluir no portfolio pode ser da responsabilidade da escola, do professor de uma determinada disciplina, ou o próprio aluno;

3- O mais importante: a reflexão

A reflexão do aluno sobre o processo de ensino-aprendizagem é crucial neste processo. Sendo assim, o aluno pode incluir no seu portfolio reflexões sobre os materiais de ensino, por exemplo fornecidos na sala de aula pelo professor; o discente pode ainda incluir reflexões sobre estratégias e actividades de ensino, como por exemplo os trabalhos de grupo, ou um determinado debate promovido na sala de aula, sobre a dificuldade de determinados estes de avaliação, sobre conteúdos temáticos ou gramaticais, sobre erros de ortografia, sobre o seu progresso enquanto aluno, sobre leituras produzidas e contextualizadas com a escrita.

BIBLIOGRAFIA: Sá-Chaves, Idália et alii, Os "Portfolios" Reflexivos (também) Trazem gGente Dentro, , Porto Editora, Porto, 2005

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