Sintra

Sintra
Sintra - Portugal vale a pena!

domingo, 19 de setembro de 2010

Hoje partilho convosco um estado de espírito… por Sandra Marques

Após uma semana exaustiva de trabalho…sim que se desengane quem pensa que nesta profissão não se trabalha arduamente (designadamente ao Domingo)! Só assim se tem sucesso. O tempo e a preparação são fundamentais. A aula deve ser preparada em função do plano A, do B e porque não do C, caso os anteriores não estejam a surtir o efeito desejado. Deve-se estar sempre preparado e evitar ser surpreendido, de forma a não sermos incapazes de dar resposta à situação. Essa é a grande diferença!

Mas como dizia, após uma árdua semana de trabalho, o cansaço impera, contudo há que resolver assuntos na preparação das aulas/reuniões para a semana seguinte e, no final da tarde de 6ª feira, dirigi-me para uma das escolas onde lecciono. Enquanto procurava alguém com que deveria falar, passei pela pátio exterior da escola, onde os alunos gozavam o seu recreio e eis que ouço ruidosamente e em uníssono: TEEEEAAAAAACHER!!!!

Pois é, eís que sou abalroada por uma multidão de jovens estudantes que estavam com saudades da sua professora e que muito afectuosamente e sem pudor, mostraram os seus sentimentos mais sinceros.

Rapidamente me vi encurralada por estes jovens, completamente imobilizada. Tive de arranjar solução para poder sair da situação em que me encontrava e ao mesmo tempo corresponder ao afecto que havia sido alvo…mas de forma mais organizada.

Confesso que todo o cansaço que sentia, desapareceu! O peso da mala, o cansaço nas pernas e aquela dor de cabeça que teimava em não desaparecer, rapidamente foram substituídos. O sorriso foi imediato, o coração cheio e uma serenidade e paz inigualáveis.

Pensei, “…É por isto que vale a pena lutar todos os dias por esta profissão, infelizmente por vezes tão desprezada. É por isto que a escolhi! O sorriso destes jovens não tem preço, a minha gratidão é incomensurável!”

Vale a pena! É sempre este o meu pensamento quando termino as aulas e vejo que aqueles jovens aprenderam algo que lhes será útil no futuro, algo que os tornará adultos responsáveis na sua profissão, algo que por mais que se considere inútil hoje, o será verdadeiramente importante amanhã!

Convosco partilho este estado de espírito! Com colegas de profissão, alunos e todos os restantes, pais ou que ainda não sendo pais, relembram os seus dias de estudantes.

Com todos partilho, não mudava de profissão por nada, apesar de tudo!

Como diria Johann Wolfgang Goethe: «O que torna a vida abençoada não é fazer aquilo de que gostamos, mas sim gostar daquilo que fazemos».

Sem comentários:

Enviar um comentário