Sintra

Sintra
Sintra - Portugal vale a pena!

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

SÓSIAS

A vida é feita de pequenos nadas que lhe dão sentido e que, por vezes, nos fazem sorrir.Isto a propósito de sósias, duplos, personalidades fragmentadas. Como sabem o tema é recorrente em Literatura. Recordo, por exemplo, um título: "O Homem Duplicado" de Saramago; um vilancete de Bernardim Ribeiro: "Antre mim e mim mesmo"; o possível alter-ego de Eça, João da Ega, em "Os Maias"; a heteronímia pessoana; "Dr. Jekyl and Mr. Hyde" de Stevenson, uma moderna alegoria sobre as forças do bem e do mal que se debatem na personalidade humana (cf. Evans, Ifor, História da Literatura Inglesa).
Pessoalmente, não esqueço o dia em que entrei no Centro Comercial Colombo e pensei que me estava a ver ao espelho. Por essa altura, eu e o meu sósia estugámos o passo e (certamente) interiorizámos a inacreditável situação. Numa outra ocasião, viajando de barco a caminho do Barreiro, numa tarde de Estio com uma temperatura altíssima, recordo que quando me aproximei do pequeno bar do navio, a barmaid me interpelou, inquirindo:
- Então o que fazes por aqui?
Por essa altura fiquei a saber que tinha um sósia na Margem Sul! Mas o mais inacreditável aconteceu quando duas colegas de Mestrado me confundiram com um colega, do Norte, que era...pauliteiro de Miranda. Ainda hoje me rio da situação, tal como elas próprias!
Fica a pergunta: já conheceram o(s) vosso(s)sósia(s)?

Sem comentários:

Enviar um comentário