Sabe-se que na livraria de D. Duarte existia um exemplar intitulado O Livro de Galaaz, cujo protagonista, Galaaz, era filho de Lançarote e Helena. Ora D. Duarte foi contemporâneo de Nuno Álvares e este teve à sua disposição o livro que tanto o influenciou !
Comecemos por perceber a origem sagrada de Galaaz: Helena era filha do rei Peles, estando este ligado genealogicamente ao rei David e a José de Arimateia. Na posse de José estivera o Graal, através do qual se alimentara durante a sua reclusão, bebendo do sangue de Cristo.
E o contraponto, a origem maligna: Lançarote envolveu-se com Genevra, mulher do rei Artur. Consciente da traição, Lançarote anteviu a sua entrada no Inferno, sonhando com Genevra, desnuda, assumindo a sua condição de pecadora. No meio do fogo, Genevra, ao esticar a sua língua ardente, assumia-se como reencarnação do próprio Diabo, devido ao pecado capital que cometera, o adultério .
Galaaz era, apesar de ter uma veia maligna proveniente da sua genealogia, o cavaleiro eleito, a projecção de Cristo na Terra, com dotes paranormais. De facto, foi o único a conseguir sentar-se na "sedia perigosa" e, tendo sido convidado a tirar a espada do “padrão”, fê-lo como se nada fosse.
Uma curiosidade: Rita Costa Gomes, biógrafa de D. Fernando, considerou que, para além da influência que estas narrativas nórdicas (e especialmente a figura de Galaaz) exerceram na personalidade de Nuno Álvares, também influenciaram um outro herói adiado, D. João de Castro. Segundo a autora: “a coragem do infante D. João de Castro reflectida na caça ao urso e porco-bravo tinha influências do ciclo arturiano, sendo este familiar à nobreza de então”. (Gomes, 2005: 93)
Nuno Álvares Pereira procurou seguir o exemplo de Galaaz, imitando-o nos dotes guerreiros, procurando a honra que a cavalaria proporcionava, já que um fidalgo só era digno do seu nome quando tivesse passado por inúmeras aventuras. Devia, além disso, procurar manter-se virginal, privilegiando o amor a Cristo. Assim, na Crónica do Condestabre renasce um novo Galaaz, que serviria de modelo aos vindouros. Nuno tinha todos os motivos para encarnar este papel: um pai que era Prior do Hospital e a mãe, Iria Gonçalves de Carvalhal, que depois de ter dado à luz, viveu em caridade e abstinência (Cortesão, 1992: 16-17). A maternal Iria, que esteve ao lado de Nuno na defesa do partido liderado pelo Mestre de Avis, orientou grande parte da vida do filho para a abstinência sexual, exemplo que este aproveitou. Na Crónica de D. João I percebe-se quem era esta mulher: “E esta foi mui nobre dona quamto a Deos e ao mundo, vivendo em gramde castidade e abstinençia, fazemdo muitas esmolas e gramdes jejuns, nom comendo carne nem bevemdo vinho per espaço de quarenta annos.”
A influência de Galaaz em Nuno Álvares começou por ter origem na infância, altura em que as histórias de Galaaz e dos cavaleiros da Távola Redonda lhe eram lidas na corte. Atente-se na Crónica de D. João I, que parafraseia o Livro de Linhagens dos fidalgos, no capítulo vinte e um, paragrafo undécimo: “(…) desi cavallgar a mõte e a caça, nom emtemdendo em amor de nenhuma molher, nem tamsoomente lhe viinha per maginaçom; mas liia ameude per livros destorias, espeçiallmente da Estoria de Galaaz que falla da Tavolla Redomda. E porque em ellas achava, que per virtude de virgindade Gallaaz acabara gramdes e notavees feitos, que outros acabar no podiam, desejava muito de o semelhar em alguma guisa; e muitas vezes cuidava em ssi, de seer virgem se lho Deos guisasse.”
«A vida não é feita para construir, mas para semear. Na ampla dança de roda, desde o início até ao fim, passa-se e espalha-se a semente. Talvez nunca a vejamos nascer porque, quando despontar, já não existiremos. Não tem qualquer importância. O que importa é deixarmos atrás de nós qualquer coisa capaz de germinar e de crescer»,in Tamaro, Susanna, «A Alma do Mundo», Editorial Presença, 1998, p. 196.
Sintra
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Como foi dito, nesta artigo, Galaaz foi um ponto de inspiração para Nun'Álvares. Concordo plenamente, e os historiadores contemporâneos falam exactamente desse aspecto, mais, desta tonalidade de vida de Nun'Álvares, podemos referir Jaime Nogueira Pinto, Oliveira Martins, José Mattoso, Joaquim Veríssimo Serrão, entre tantos outros.
ResponderEliminarÉ neste âmbito, que obedecendo peremptoriamente a uma vontade divina que se serviu da sua pessoa para o cumprimento de uma missão, salvar Portugal, e dar exemplo de uma pessoa religiosa. Esta inspiração foi o que permitiu ao Santo Condestável uma entrega total, tal como na história de Galaaz na sua demanda insaciável pelo Santo Graal.