Sintra

Sintra
Sintra - Portugal vale a pena!

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

O AVÔ QUE FAZIA DISCURSOS DE TERNURA…

“Carpent tua poma nepotes” (Virg.): os netos colherão os teus frutos”

Conheço um avô que, tal como todos os outros, passa a vida a dizer que o seu mais precioso tesouro são os netos. E, conheço alguém que guarda religiosamente todos os pequenos discursos, que esse avô faz por altura das festas de aniversário de todos os seus netos.
Discursos que não são peças de oratória, mas sim de ternura!
Foi essa pessoa que me fez chegar um desses discursos, rasurado, e com algumas incorrecções sintácticas(que procurei corrigir). No entanto é um dos melhores discursos que li até hoje, porque me liguei sentimentalmente àquele papel amarelado e amarrotado.

Os sete anos do M.

Está de parabéns o M. por mais um aniversário. A partir de aqui vai ser um menino ainda mais responsável, porque a esta característica acrescenta ainda a inteligência e a sensibilidade. Sobre a última característica, tenho notado que reage, sempre que alguma coisa não está correcta, com uma surpreendente ternura.
Além disto é um menino que está sempre atento ao Bem e ao Mal, porque procura ser sempre bondoso.
Fico estupefacto pelo facto de os adultos (já desde a minha infância, há 70 anos atrás), em particular aqueles que estão à frente dos destinos da educação, não terem em conta que as crianças têm de se deslocar largos quilómetros, para puderem ir à escola.
Por isso digo aos meus netos que a aprendizagem é feita com muito sacrifício. Devem estudar muito porque só assim conseguirão ter sucesso!
Forte é aquele que consegue o que quer, por isso M. vai em frente e nunca desanimes. Assim ultrapassarás todos os problemas que te forem surgindo nesta vida difícil. Cresce e sonha, porque o futuro é teu!
Os avós paternos desejam-te muitas felicidades e um futuro risonho!

Sem comentários:

Enviar um comentário