1 - LITERATURA PORTUGUESA/ESTUDOS LITERÁRIOS
Biografia de Gil Vicente
Bibliografia produzida pelo autor
Contextualização entre a obra produzida e a época
Referências literárias do dramaturgo
Manifestações teatrais pré-vicentinas
Autos, Farsas, Moralidades (definição)
Auto da Barca do Inferno – cenas I, II, III e IV (assunto)
Comparação entre Parvos vicentinos
Leitura e análise sumária de O Monólogo do Vaqueiro (em função da evolução do percurso teatral do autor e do respectivo mecenato)
Definição de alegoria e símbolo
Categorias da narrativa – personagens-tipo e personagens modeladas; caracterização directa e indirecta das personagens
Os três tipos de cómico existentes nos autos vicentinos; aplicação prática
Recursos retóricos relevantes nas peças de Mestre Gil: eufemismo, ironia e outros estudados em anos anteriores
2 – GRAMÁTICA
Revisões de anos anteriores – Morfologia e Sintaxe, em função da produção de textos coerentes, irrepreensíveis
Registos de Língua
História e evolução da Língua Portuguesa – palavras divergentes e convergentes, estrangeirismos, neologismos; Língua de Estrato, Substratos e Superstratos
Importância da Língua Portuguesa; variedades; dialectos
Evolução semântica de palavras (casos paradigmáticos)
3- OFICINA DE ESCRITA
Reacção a textos lúdicos de diferente tipologia: prosa poética; texto de opinião; descrição literária; resumo; textos não literários (noções da estrutura. Exemplo: cartas formais e informais; actas, etc.)
«A vida não é feita para construir, mas para semear. Na ampla dança de roda, desde o início até ao fim, passa-se e espalha-se a semente. Talvez nunca a vejamos nascer porque, quando despontar, já não existiremos. Não tem qualquer importância. O que importa é deixarmos atrás de nós qualquer coisa capaz de germinar e de crescer»,in Tamaro, Susanna, «A Alma do Mundo», Editorial Presença, 1998, p. 196.
Sintra
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