Sintra

Sintra
Sintra - Portugal vale a pena!

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

HOLMES E A F.S

Após ter estado com Mr. Predicado Verbal, Holmes voltou a olhar de soslaio as notícias do dia e soltou um "Ah!" prolongado, enquanto se recostava no sofá de veludo azul.
- Não terá sido este rapto obra daquela misteriosa organização, a F.S? – inquiriu o meu amigo. Na verdade não perguntava, pensava, isso sim, em voz alta.
- Não, Holmes, essa organização que refere, a “Função Sintáctica” tem estado bastante serena. O seu chefe, o misterioso Vocativo (também conhecido por Ó) tem estado, sereno, nas praias de Southsea. O cérebro do grupo, o Sujeito Simples, tem estado omisso (ou subentendido) em New Forest. E depois aquele tipo terrível, o Predicado Nominal, de Liverpool, sempre acompanhado pelo Verbo Copulativo, tem estado entretido com os filhos: Ser, Estar, Ficar, Permanecer. Aquela prole não lhe dá um minuto de descanso, caro amigo!
Holmes ficou de repente absorto, quase catatónico. Levantou-se e, num ápice, gritou:
- Vamos a Croydon! Aí encontraremos, de certeza, um amigo que conheci na Boémia, Hans. O seu nome de código, entre agentes secretos, é Complemento Determinativo, ou Nome+de+Nome. É homem para nos dar as informações que pretendemos.
-Estranho nome –retorqui. Enquanto descia as escadas as imagens da minha estadia na Índia iam passando de relance no meu pensamento. O modo, o lugar, o tempo, a causa, o lugar foram circunstâncias que me levaram à terra de Mogli.Aí combati, aí exerci medicina. Aí era conhecido pelo aposto que me consagraram: Watson, o médico inglês, cura os seus doentes!
- Watson, cuidado com as escadas. Acorde, homem!
CONTINUA…

Sem comentários:

Enviar um comentário