Sintra

Sintra
Sintra - Portugal vale a pena!

domingo, 14 de novembro de 2010

INQUÉRITO/CONCURSO SOBRE FÁBULAS DE ESOPO


(Deixamos-te, mais abaixo, um inquérito para escolheres qual a fábula da tua preferência)

ESOPO (breve nota biográfica) - O autor terá presumivelmente vivido entre 620 a.C. e 560 a.C.. Não se sabe a sua terra de origem, provavelmente terá sido Samos, na actual Grécia. Heródoto considerou que Esopo teria tido uma morte violenta. Outros escritores chegam a negar a própria existência de Esopo. E, actualmente, chega-se a negar que as famosas fábulas não eram da sua autoria, mas sim recolhas de histórias de todo o mundo antigo. Na Idade Média existiram três colectâneas destas fábulas… cuja actualidade é indiscutível!

SELECÇÃO ALEATÓRIA

FÁBULA 30

Um veado a olhar para a água

Um veado estava a beber num charco, quando viu o seu próprio reflexo na água. “Ah!” - disse ele com admiração. “- Que magníficas hastes eu tenho e como se erguem graciosamente na minha cabeça! Contudo, tenho umas pernas pouco graciosas e sinto vergonha por serem tão compridas e feias.” Enquanto dizia estas palavras, o veado assustou-se com o alarido de uma matilha de cães. Depressa se afastou da água e correu pelos campos fora, deixando os cães e os caçadores para trás. Por fim, penetrou num bosque cerrado e teve a pouca sorte de entalar as hastes nos ramos. Não consegui mexer-se e, passado pouco tempo, os cães deram com ele. Vendo a morte próxima o pobre veado gemeu bem alto: “Que tolo que fui! Orgulhei-me das minhas hastes, que eram o meu defeito, e desprezei as minhas pernas, que eram a única coisa que me podia ter salvado!”

MORAL: muitas vezes fazemos juízes errados, preferindo artes que não passam de enfeites, às coisas que nos são realmente úteis.

FÁBULA 31

A serpente e a lima

Uma vez, uma serpente entrou na oficina de um ferreiro, encontrou uma lima e começou a lambê-la por curiosidade. Quanto mais a lambia, mais a lima se cobria de sangue. Quanto mais a lima se cobria de sangue, mais a serpente a lambia, julgando tolamente que era a lima que sangrava e que era ela que levava a sua avante. A serpente continuou a lamber até não mais poder e então atacou a lima com os dentes, mas a lima era muito forte para os dentes da serpente e, em breve, o bicho desistiu e foi-se embora.

MORAL: É uma loucura atacar os outros apenas para atacar a nossa raiva, quando, com isso, apenas nos ferimos a nós mesmos.

FÁBULA 79

A raposa e a rã

Uma rã saiu do charco e, trepando para um alto, anunciou a todos quantos ali estavam que podia curar todas as doenças. Fez um grande discurso, servindo-se de muitas palavras erradas e pouco usuais, que ninguém compreendia. Por fim, apareceu a raposa. “Ai, podes curar todas as doenças?”, perguntou. “Então, minha amiga, diz-me, por favor, como te propões curar os outros quando tu própria tens o queixo de rabeca, uma cara pálida e miserável e uma pele cheia de manchas?”

MORAL: Não devemos armar-nos em professores dos outros, quando nós próprios cometemos os mesmos erros.


FABULA 25

O boi e a rã

Um grande, enorme, boi estava a pastar no prado, quando uma rã mais as suas rãzinhas apareceram aos saltinhos. A rã saltou-se, pasmada com o grande boi, e depois, olhando para a sua prole disse: “vejam, meus filhos, que grande e monstruosa criatura! E, agora, olhem bem e vejam se eu não me faço ainda maior do que ela!” A rã respirou fundo e começou a inchar, a inchar, até que, finalmente, rebentou.

MORAL: Por orgulho, inveja e ambição, as pessoas julgam-se maiores do que são e consideram os outros inferiores. Os que assim se comportam acabam por dar um grande trambolhão.

BIBLIOGRAFIA: ESOPO, Fábulas, Publicações Europa-América, Lisboa, [s.d]

3 comentários: