Sintra

Sintra
Sintra - Portugal vale a pena!

quarta-feira, 7 de novembro de 2018


NA PARADA (UMA HISTÓRIA GRAMATICAL - por Carlos Marques)

- Atenção, Companhia! C…up! Apreseeeeentarrr arm[as]!

O Sargento olhou fixamente os seus homens, procurando obsessivamente um descuido. Enquanto o fez, cofiou o bigode retorcido nas pontas, retorcendo-o ainda mais.

- Mas…agora reparo! Tu! Sim, tu! Soldado Vírgula Santos, o que fazes ao pé do Sujeito?

- Que sujeito, meu Sargento?

O Sargento quase estourou de raiva.

- O Sujeito! Esse mesmo! Estás a separar a ordem habitual da formatura. Quem deveria estar a seguir ao Sujeito, soldado Vírgula Santos?

- O…Predicado António, meu Sargento? – balbuciou a medo o soldado.

- Cerrrrto! Diz-me, Vírgula Santos…notas outros problemas nesta formatura?

- Bem…(o advérbio ainda foi bem pronunciado, mas depois seguiram-se uns eternos três minutos)

- Eu digo-te quais são! – contrapôs o Sargento, espumando de raiva – Tu…soldado Vírgula Sousa, o que fazes aí? Onde está o teu companheiro de formatura?

- O Modificador Matias????

- Sim, coloca-te à sua direita! – o Sargento apontou, depois, o indicador para o soldado Virgulino. Fê-lo enquanto franzia o sobrolho direito e coçava repetidamente o queixo tão quadrado como o de Popeye.

- Virgulino, o que fazes aí?

- Aqui, meu Sargento?

- Sim, aí! Antes do soldado Coordenativa Copulativa.

- Estou mal?

- Esta não é uma formatura do século XIX, rapaz! – respigou o Sargento – Coloca-te antes do Conjunção José!

- Pensava que deveria estar antes e depois do Advérbio Pires – respondeu Virgulino.

- E tu és dois? Para estares a meio da formatura, antes do Advérbio Pires, deverias ter um duplo que estivesse depois dele. Consegues?

- Se me chamasse Carlos, conseguiria – respondeu, prontamente, Virgulino com as faces avermelhadas devido ao frio intenso que se fazia sentir na parada.

- Por que razão dizes isso, rapaz?

- Carlos é plural, meu Sargento!

- Bem, deixemo-nos de pormenores e façamos todos uma pausa para respirar (Innnnnnnnnnnn!!!!!!!!!.............Fffffffffffffffffffffffffff!!!!).

Os soldados obedeceram e imitaram prontamente o Sargento, sobretudo os que tinham o apelido de Vírgula e seus derivados. Sentiram a importância deste ato coletivo. Depois o Sargento, já devidamente oxigenado, concluiu:

- Atenção, companhia! Vamos concluir: «-Não colocar devidamente um[a] Vírgula pode ser um…

E todos acrescentaram:

- …Problema!

- O meu Sargento chamou? – perguntou o soldado Problema Neves.

- Fique lá atrás, soldado…isto não é consigo!

FIM


I – Cria uma história, a partir das seguintes matérias gramaticais:
- Acentuação de palavras;
- Translineação de palavras;
- Relação fonética e gráfica de palavras;
- Processo de formação de palavras;
- Uso de aspas;
- Uso do hífen.

Sem comentários:

Enviar um comentário