Sintra

Sintra
Sintra - Portugal vale a pena!

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Ele até sabe o que é o Mastoideu! (adaptado)



Vasquinho aproximou-se, com ar confiante e olheiras negras, do púlpito onde estavam aqueles esqueléticos Doutores, de fraques sombrios. Tinha, por eles, o maior respeito, não só porque via nos mais velhos a fonte de sabedoria que há muito o inspirava, mas também porque lhes admirava o percurso académico e o percurso de vida. Percebia que aquelas carrancas não eram mais do que uma máscara para a vida.

JÚRI -Ora o que é que o senhor entende por acção parasiticida... zentidotal... e antitóxica?

VASCO - É um simples processo pelos quais os medicamentos realizam a sua acção curativa. Já lá diz o dr. Mata, página 129 e seguintes, do seu livro A Farmacologia, 3ª edição, 1921, composto e impresso na Imprensa Nacional, Rua da Escola Politécnica 111 a 119...Lisboa.

1º membro do JÚRI - Desculpe sermos tão duros consigo. Não era isso que pretendíamos.

2º membro do JÚRI - Acho que toda esta exigência está relacionada com uma alimentação hiper-calórica...

3º membro do JÚRI- Falou em vesicante, mas, afinal, também tem outras apetências para além do estudo da Medicina?

Vasco - Bom, também sei cantar o fado...e contar uma boa piada. Isso é suficiente para os senhores, ou querem que eu faça aqui de mimo?

JÚRI - Mas não parece ser este o momento conveniente. Continuemos com o exame...

VASCO - Dizia eu que...As massas emplásticas de acção vesicante são hoje frequentemente substituídas pelo licor epintástico-vesicante de Squail, tintura acético-entérica de Brechten, cuja fórmula se pode ler na British Farmacopeia, edição de 1885, página 139 e seguintes. No mesmo caso está o vesicatório de bidé F. de Bouchardá 1884, página 435. É porém menos empregado que o antecedente. Os extractos ordinários são medicamentos que resultam da evaporação..."

JÚRI - BASTA, BASTA... vê-se que o senhor sabe! Uma última pergunta.

ASSISTÊNCIA - Qual é o músculo latero-flexor do pescoço?

JÚRI - (com surpresa) Mas...não éramos nós a fazer a pergunta?

VASCO - (enquanto canta "We are the champions") É o externo cleido-mastoideu!!

BEATRIZ - Ah! Ele até sabe o que é o...Mastoideu!

VASCO - Também sei fazer o cubo mágico...e ovos estrelados! (dirigindo-se às tias)Vêem, eu não vos disse que era Doutor!

JÚRI - Estamos derrotados!

TIAS- (procurando abraça-lo)Vasquinho,Vasquinho...

MEMBRO DA ASSISTÊNCIA, PROFESSOR DE PROFISSÃO (emocionado) - Na verdade, todos os professores, lá no seu íntimo, anseiam dizer: "Basta, vê-se que o senhor sabe!"

Texto original in A canção de Lisboa, realizado por Cotinelli Telmo em 1933, com Vasco Santana, Beatiz Costa e António Silva, Madragoa Filmes.

Sem comentários:

Enviar um comentário