Sintra

Sintra
Sintra - Portugal vale a pena!

terça-feira, 18 de outubro de 2011

BACK TO SCHOOL….



Regressamos às aulas… a euforia é contagiante, ver os novos amigos, o material ainda por estrear, etiquetado e pronto a ser usado.
Quem disse que só os alunos anseiam este dia?
Após os meses de Verão, também eu anseio pelas novas turmas, os novos rostos iluminados para voltar às suas rotinas.
Quando estudante adorava aqueles dias antes das aulas começarem, o material escolar era comprado, todo devidamente rotulado, os livros ainda “cheiravam ” a novos e eu olhava para todos, com ânsia de os usar.
Passam os anos e os rituais mantêm-se, quando olho para os alunos, todos contentes com os seu material escolar, as meninas com os estojos, cadernos, afias e restante material da Barbie, Hello Kitty ou Hanna Montana, os rapazes que preferem os super- heróis, Faísca Mcqueen, Ronaldo, Jonas Brothers ou clubes de futebol, faço uma viagem ao passado.
Lembram-se como era? Tempos inesquecíveis!
Apesar de uma parte dos meus alunos serem jovens/adultos aos quais isto passa completamente ao lado, também lecciono a disciplina de Inglês aos mais pequenos.
Confesso que do 1º ao 4º ano não consigo seleccionar qual o ano mais interessante, mas há sempre uma magia especial no 1º ano.
Quem não se lembra do 1º dia de aulas?
E, é vê-los todos orgulhosos, por já estarem na escola dos grandes.
Primeiro dia de aulas, conseguir sentá-los todos e que permaneçam calados, já é uma tarefa árdua. Já viram uma criança de seis anos a brincar? Agora imaginem até 26 todos juntos numa sala de aula!
Ah, e mais importante… apenas um adulto para tomar conta deles!
Um espectáculo!
Apesar do que possa parecer, confesso que adoro!
Claro que a voz desaparece, muitos litros de água ou chá têm de ser bebidos para restabelecer a voz, mas no fim da aula o coração está cheio!
No fim da primeira aula, já sabem que temos o nosso cumprimento e a despedida (sempre em Inglês, claro!) E que a professora, não se chama professora, mas sim Teacher! (muitas vezes confundido como um nome próprio daquela professora que para eles fala uma língua estranha). Já sabem também as regras a cumprir na aula da Teacher, pôr o dedo no ar para falar, estar sentado correctamente, ter sempre o material, nunca falar com os colegas do lado, enfim… coisas difíceis de cumprir!!
No dia seguinte, teremos de repetir tudo, eram muitas regras, já esqueceram a maior parte! Mas os sorrisos nunca faltam e os beijinhos?? Uiii mais que muitos se a Teacher deixar! Abraços também existem em fartura.
E mal chega a Teacher à sala e, antes mesmo da educadora que os acompanhou à sala sair, já estão a olhar para a Teacher e dizer (sem mesmo ter pedido permissão para falar) : “- Teacher, hoje estás muito bonita!”
E pronto… como se pode resistir a isto??

Sem comentários:

Enviar um comentário