Sintra

Sintra
Sintra - Portugal vale a pena!

terça-feira, 27 de julho de 2010

CONVERSAS DE ESCRITORES DE JOSÉ RODRIGUES DOS SANTOS

Há muito que procurávamos comprar este livro. E não é que o conseguimos adquirir com um desconto de 20%?! O leitor que nos desculpe, pois esta questão aparentemente fútil (a de termos dinheiro para livros) é para nós crucial e esperamos que para si também o seja .
Este livro, que é uma compilação de entrevistas, realizadas a grandes escritores da actualidade (ou recentemente desaparecidos como no caso de Saramago), apresenta, de imediato, uma grande vantagem: o leitor pode ler, ou folhear, a entrevista em que estiver mais interessado, estando ela no princípio, no meio ou no fim do livro.uma questão de lana caprina dirá o leitor, contudo o início deste livro é onde o leitor quiser!
Além disso, o depoimento muito despreocupado dos vários autores é muito interessante. Podemos, perfeitamente, partir destes testemunhos (práticos), para a teoria que está subjacente aos Estudos Literários e que está afastada a priori das conversas mantidas. Confesso que encarei desta forma a entrevista de Miguel Sousa Tavares concedida a José Rodrigues dos Santos (Santos, 2010: 105-126). Vejamos, então:
- A introdução incial de JRS é inequivocamente literária, sobretudo nas descrições que faz do cenário onde a entrevista decorreu (Lisboa; esplanada de um café; Sociedade de Geografia) e do proprio entrevistado (o autor de Equador, escritor de uma obra marcante, segundo JRS).
- JRS começa por sugerir que MST fale do seu percurso iniciático como escritor, a sua génese como ser que escreve. E MST refere duas questões notáveis: o facto de ter descoberto desde cedo que gostava de contar histórias...escrevendo-as e a sua apetência para a escrita enquanto estudante, marcada pelo facto de nunca ter chumbado numa prova escrita.
- Em comum com Saramago, o facto de MST se ter iniciado no jornalismo, considerado, por muitos,como um estádio inferior e sem acesso à verdadeira condição de escritor;
Depois continuarei, é que tenho um café à minha espera...

Sem comentários:

Enviar um comentário