Sintra

Sintra
Sintra - Portugal vale a pena!

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

TESTEMUNHOS DE LEITURA: OS LUSÍADAS


O famoso Dr. Oz aconselhou recentemente a leitura de Os Lusíadas como terapêutica reconhecida para a hipertensão. Segundo Oz:
DR. OZ: - É a única epopeia clássica existente em Portugal e faz bem ler um bocadinho todos os dias! Só depois desta leitura, extremamente relaxante, é que se consegue dormir com um justo!

Dr. House também o fez. Considerou a obra como um estímulo para a mente e afirmou em entrevista ao"New york Times":
DR. HOUSE: - Neste livro, Camões fala de valores, tais como a honra, a fidelidade ao rei e à pátria, a defesa dos mais desfavorecidos. Reflecte sobre a condição humana…como nós, médicos. I like it! Na verdade, como médico reconhecido internacionalmente, também penso que o Homem é um ser muito pequeno num universo grandioso e agreste. Camões lastima-se pelo desprezo que os seus contemporâneos concediam às letras, condena a ambição desmesurada, a violência, a imoralidade, a ociosidade e a ingratidão. Como o compreendo! Mesmo com esta voz rouca já li a edição aos colegas do Hospital e todos gostaram!

Messi, craque do Barcelona deixou um elogio a esta obra.
MESSI: - Hombre,gosto do livro! A Dedicatória (a D.Sebastião) tem uma estrutura retórica única, escrita segundo os modelos retóricos clássicos. È uma pérola literária e uma obra de arte tão grande como alguns dos meus golos.

Jamie Olivier leu-a no intervalo de um programa filmado em Leicester.
JAMIE OLIVIER: - Camões fundamenta-se no Roteiro de Viagem de Vasco da Gama e dá-lhe um cunho literário, mimetizando, igualmente, passagens de A Eneida, nomeadamente a sua Proposição. Foi um belo cozinhado!
O autor português foi, além disso, um leitor compulsivo facto que o seu poema épico evidencia. O poeta teve de ler muito para escrever esta complexa obra, tal como eu tive de ler muito sobre culinária!

Fernandez, o novo reforço do Benfica, também leu este precioso livro numa tradução em castelhano.
FERNANDEZ: - Camões refere, na parte final desta epopeia, que demorou dez anos a escrevê-la e…há que premiar este esforço, fazendo uma análise crítica da mesma. É o livro que tenho, actualmente, na minha mesa-de-cabeceira e o dez vai ser o número da minha camisola!

MANUEL DE OLIVEIRA: - Esta obra não é uma “seca”, já que a acção principal decorre no “largo oceano” como se pode ler no I canto, estância 19.

POIROT: - É a obra mais complexa, sob o ponto de vista retórico, da Literatura Portuguesa!

GABRIEL ALVES: - O livro tem fantasia! Pensem no Adamastor, nas Ninfas, nos deuses do Olimpo, nos deuses marinhos.

RIHANNA: - O livro tem 1102 estâncias…que são sempre oitavas, com rima cruzada nos primeiros seis versos e emparelhada nos últimos dois. Ora fazer isto não é para qualquer um! Tão difícil como fazer boa música!

DIOR: - Camões usa o sermo eruditus. É um inovador… linguístico. Repensa a linguagem literária, recorrendo a perífrases, antonomásias, metonímias, sinédoques que contribuem para o deleite do leitor-ideal.

JOHN KEATING: -Este poema, em verso, acaba por ser…um manual didáctico. Foi uma fonte geradora de uma epopeia modernista, A Mensagem.

EVANDER HOLYFIELD: - As sequências narrativas são apresentadas por alternância (os quatro planos da obra), fruto do seu engenho. Como é difícil fazer-se isso, tão difícil como um nocaute!

Sem comentários:

Enviar um comentário