Sintra

Sintra
Sintra - Portugal vale a pena!

domingo, 20 de janeiro de 2013

Vinte e cinco questões sobre a Adaptação de Os Lusíadas de Amélia Pinto Pais

1 - Qual a origem de Camões e quais as leituras que terá realizado?(p.7) 2 - O poeta teve diversas aventuras em alguns sítios. Nomeia-os.(p.8) 3 - Que mulheres estão referidas nos seus poemas? (p.9) 4 - O que aconteceu na foz do rio Mecom? (p.11) 5 - Que reconhecimento teve do rei D. Sebastião? (p.12) 6 - O que se propôs cantar no início de Os Lusíadas? (p. 18) 7 - O que invocou o poeta? (p.18) 8 - Na dedicatória há algumas ideias fundamentais. Quais? (p.20) 9 - Como se inicia a narração? (p. 20) 10 - que acontece no “Consílio dos Deuses”? (pp. 20-21) 11 - “Baco decidiu intervir…”. Como? (pp. 24-25) 12 - O que acontece entre Moçambique e Mombaça? (p. 25) 13 - Vénus pede o quê a Júpiter? (pp. 26-27) 14 - Qual a profecia de Júpiter? (p.28) 15 - O rei de Melinde mostra-se curioso? (p. 29) 16 - Do que consta o “Discurso de Vasco da gama”, no canto III? (p. 30) 17 - De que reis e outros “barões” fala o navegador ao rei de Melinde? (p. 32-33) 18 - Que mulheres são destacadas neste discurso? (pp. 33-36) 19 - Qual o rei que não foi exemplar e quem lhe sucedeu? (p. 37) 20 - O que se narra quando da “partida das naus”? (pp. 38 a 40) 21 - Que sonho teve D. Manuel? (p. 38) 22 - Descreve o episódio conhecido como “O Velho do Restelo”.(p. 40) 23 - Consideras o episódio de Fernão Veloso como um episódio de exceção? (pp. 42-43) 24 - Reconta o episódio “O Gigante Adamastor”. (pp. 43-45) 25 - Reflete sobre a descrição de uma doença da época. Que razão terá levado ao autor a falar da mesma? (p. 46)
imagem in - tabacaria.com.pt - 20-1-2013; 18.01m

domingo, 13 de janeiro de 2013

Uma boa capa pode não corresponder a um bom livro

A propósito de uma composição sobre a moda e as aparências, na atualidade, o aluno A. (que tem vindo a estudar com muito afinco Frei Luís de Sousa) escreveu o seguinte: "(..) por vezes, porque se olha apenas para a capa de um livro, perde-se uma boa história". Uma ideia muito atual e muito aplicável à Literatura...e não só!   imagem in: "portaldocinema.blogspot.com"
                             

sábado, 12 de janeiro de 2013

Tópicos para análise do filme de animação A Suspeita, de José Miguel Ribeiro

1 - Suspense - Estado de espírito que tem efeitos no leitor/espetador causando ansiedade e incerteza. Esta circunstância modifica a habitual ordem de exposição dos eventos, gerando-se um ambiente de mistério, de medo, que geralmente advém da existência de um crime. 2 - Thriller - Narrativa ficcional, peça de teatro ou filme caracterizado por uma atmosfera de suspense geralmente assente numa intriga de crime, mistério ou espionagem; 3 – Localização espácio-temporal: espaço interior (o do crime) e espaço exterior (a beleza da viagem; o espaço de uma estação onde o sujeito é avisado de que iria viajar com a assassina, embora não o tenha percebido); o tempo da viagem 4 - Planos – plano geral; plano médio; primeiro plano; plano picado. 5 – Personagens – caraterização: a vítima – meia-idade; de fato; / senhora obesa, antiquada, faladora, altruísta, viúva, insuspeita; a rapariga nova – altiva; elegante, moderna; um indivíduo novo – calado, agressivo, suspeito; revisor – agressivo; atitude militarista 6 – A notícia de jornal/ retrato-robot – reveladora da verdade; 7 – Sequências narrativas – num compartimento antes da partida de um comboio vão surgindo personagens que compartilham um espaço exíguo; a partida; a leitura da notícia; a suspeita – poderá estar ali, naquele compartimento, o assassino? – a suspeita incide sobre uma das personagens; o aviso; um pseudo-climax – uma sequência que envolve um canivete; uma morte aparente, que era afinal o desmaio da personagem insuspeita; a saída do compartimento de duas personagens e, entre elas, o provável suspeito – o adensar do mistério; a tentativa de avisar a potencial vítima; a provável morte. 8 – Narrativa aberta 9 – Um provérbio que poderia ser o mote para esta narrativa: “Quem vê caras, não vê corações” 10 – Contraposição luz - noite; a luz vermelha do alarme que potencia o ar de mistério 11- A música; o ritmo 12 – Predominância do discurso direto 13 – Agente/paciente; 14 – Adjuvante/oponente; sujeito 15 - Possível influência de memórias cinematográficas na construção do argumento(O Crime no Expresso do Oriente, de Agatha Christie)? Imagem in "zeppelin filmes.pt (13/01/2013 às 01.41m)