«A vida não é feita para construir, mas para semear. Na ampla dança de roda, desde o início até ao fim, passa-se e espalha-se a semente. Talvez nunca a vejamos nascer porque, quando despontar, já não existiremos. Não tem qualquer importância. O que importa é deixarmos atrás de nós qualquer coisa capaz de germinar e de crescer»,in Tamaro, Susanna, «A Alma do Mundo», Editorial Presença, 1998, p. 196.
Sintra
sábado, 12 de janeiro de 2013
Tópicos para análise do filme de animação A Suspeita, de José Miguel Ribeiro
1 - Suspense -
Estado de espírito que tem efeitos no leitor/espetador causando ansiedade e incerteza. Esta circunstância modifica a habitual ordem de exposição dos eventos, gerando-se um ambiente de mistério, de medo, que geralmente advém da existência de um crime.
2 - Thriller -
Narrativa ficcional, peça de teatro ou filme caracterizado por uma atmosfera de suspense geralmente assente numa intriga de crime, mistério ou espionagem;
3 – Localização espácio-temporal: espaço interior (o do crime) e espaço exterior (a beleza da viagem; o espaço de uma estação onde o sujeito é avisado de que iria viajar com a assassina, embora não o tenha percebido); o tempo da viagem
4 - Planos – plano geral; plano médio; primeiro plano; plano picado.
5 – Personagens – caraterização: a vítima – meia-idade; de fato; / senhora obesa, antiquada, faladora, altruísta, viúva, insuspeita; a rapariga nova – altiva; elegante, moderna; um indivíduo novo – calado, agressivo, suspeito; revisor – agressivo; atitude militarista
6 – A notícia de jornal/ retrato-robot – reveladora da verdade;
7 – Sequências narrativas – num compartimento antes da partida de um comboio vão surgindo personagens que compartilham um espaço exíguo; a partida; a leitura da notícia; a suspeita – poderá estar ali, naquele compartimento, o assassino? – a suspeita incide sobre uma das personagens; o aviso; um pseudo-climax – uma sequência que envolve um canivete; uma morte aparente, que era afinal o desmaio da personagem insuspeita; a saída do compartimento de duas personagens e, entre elas, o provável suspeito – o adensar do mistério; a tentativa de avisar a potencial vítima; a provável morte.
8 – Narrativa aberta
9 – Um provérbio que poderia ser o mote para esta narrativa: “Quem vê caras, não vê corações”
10 – Contraposição luz - noite; a luz vermelha do alarme que potencia o ar de mistério
11- A música; o ritmo
12 – Predominância do discurso direto
13 – Agente/paciente;
14 – Adjuvante/oponente; sujeito
15 - Possível influência de memórias cinematográficas na construção do argumento(O Crime no Expresso do Oriente, de Agatha Christie)?
Imagem in "zeppelin filmes.pt (13/01/2013 às 01.41m)
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