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Sintra - Portugal vale a pena!

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

A estudar para o teste de Fevereiro – 7º ano – Língua Portuguesa


Grau de dificuldade: médio; cotação – 100 pontos;

1 - TEXTO LITERÁRIO (40 pontos)

Textos autobiográficos: diário; memórias; características do conto tradicional; (a lecionar) romance tradicional; fábula (características); mito (características); lenda (características)

2 – GRAMÁTICA (20 pontos)

Nomes comuns, próprios e coletivos; estudo do adjetivo; tempos verbais do Indicativo e Conjuntivo – verbos regulares; verbos “ter” e “ser”; tempos compostos estudados; aplicação do novo acordo ortográfico;


3- LEITURA EXTENSIVA (10 pontos)

Questionário de verdadeiro ou falso sobre “História da Gaivota e do Gato que a Ensinou a Voar”.

4- EXPRESSÃO ESCRITA (30 pontos – 5x6)

Tema: presente no I capítulo de “Romance de Amadis”

Redacção de um texto, com apresentação inclusa de esquema. Parâmetros de avaliação: 1 - tema e tipologia; 2- coerência e pertinência da informação; 3- estrutura e coesão; 4- morfologia e sintaxe; 5- repertório vocabular; 6 - ortografia;

Nota: poderá ainda ser incluída alguma matéria, para além da exposta. Caso isso se verifique os alunos serão avisados do mesmo.

sábado, 7 de janeiro de 2012

O CONTO – FRASES PARA REFLEXÃO EM AULA (in Aula Viva, 1997, pp. 12-15) – a imprimir posteriormente



1. As narrativas do mundo são incontáveis;
2. A narrativa é suportada pela linguagem oral e escrita, pela imagem, pelo gesto;
3. As narrativas estão presentes no mito, na fábula, no conto, na novela, na epopeia, na história, no cinema, na conversação.
4. Todos os dias, nós próprios, contamos e ouvimos histórias;
5. Narrativas muito antigas: cosmogonias – tentativas de explicação do universo;
6. Mitos gregos e romanos;
7. Idade Média – narrativas maravilhosas (ex. Amadis de Gaula);
8. Século XVII – contos de fadas;
9. Século XIX – lendas populares e tradições medievais;
10. Conto popular – povo; literatura de transmissão oral; memorização de histórias criadas pelo autor coletivo;
11. Classificação dos contos populares: contos maravilhosos; contos de exemplo; contos religiosos ou morais; contos de animais; contos etiológicos; contos históricos;
12. temas (alguns exemplos): a mulher preguiçosa, avarenta, desmazelada; o homem ambicioso, dominado pela esposa; a esperteza de alguns; a superstição, a magia; a crença no destino; a fundação de uma nacionalidade; os animais, etc.
13. A ação tem uma intenção moralizante, terminando com o triunfo do Bem;
14. Conto – situação inicial de equilíbrio; acontecimento perturbador; peripécias; fim da perturbação – força retificadora; situação final;
15. Personagens; localização espácio-temporal; encantamento; Bem vs. Mal; simbologia numérica; finalidade lúdica e moral

D.D.D (Diário de Docência)

1 - Como é difícil a aplicação efetiva do novo acordo ortográfico. São hábitos de muitos anos que se colocam de lado, é o afastamento progressivo em relação à Língua Latina, nossa língua-mãe, mas é impossível não aplicar este novo acordo, na escola, nas universidades. Contudo, há resistentes, fato que se saúda. Esses são sobretudo jornalistas e escritores que publicam na imprensa diária ou semanal. Mesmo assim acabam por enunciar publicamente, geralmente no final da coluna que assinam, a respetiva intenção de seguir o velho acordo.

2- Uma outra imposição terrível é a que diz respeito ao ensino da TLEBS. Pelo que foi ensinado aos alunos, é impossível não falar, ou estabelecer comparações com a gramática tradicional.

3 – Nomes de radical distinto, mas de morfemas finais semelhantes à palavra “professor”: doutor, monitor, percursor, inovador, apaziguador, confessor, tutor, precetor, orientador, gestor, pesquisador, investigador, selecionador, construtor, aglutinador, interlocutor, criador, gerador, tenor, ator, mentor, dador, dor ou amor?

4 - Frases da semana: "O importante não é fazermos o que gostamos, mas sim gostarmos daquilo que fazemos" Goethe
"Todas as pessoas que não fazem barulho são perigosas" La Fontaine
"Compos sui" - o sábio mantém-se sempre senhor de si mesmo;
"Deus ex machina" - (figuradamente) - um desenlace feliz para uma sitaução trágica;
"Doctus cum libro" - Os que se apoiam exclusivamente nos livros, não pensam por si próprios;
"Enfant terrible" - o filho que põe os pais em apuros com o seu comportamento;
"Mehr Licht" - derradeiras palavras de Goethe.
"Mens agit molem" - um verso da ENEIDA!
"Non, nisi parendo, vincitur!" - axioma aplicado por Bacon (filósofo) - Só se vence, obedecendo.
"Nulla dies sine linea" - não passar nenhum dia sem escrever uma linha.
"Qui bene amat bene castigat"
"Quis scribit bis legit"
"Sol lucet omnibus"